A Saga da Fênix Negra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Saga da Fênix Negra

Mensagem  leonardobento em Ter Fev 02 2010, 09:44

Para esquentar as baterias para o próximo debate:

A SAGA DA FÊNIX NEGRA

Abaixo, uma resenha da saga e sua comparação com o filme X-Men 2

MelhoresdoMundo.net escreveu:

Das Antigas: A Saga da Fênix Negra



Com o fim de X-men 2 foi impossível não perceber que o terceiro filme faria referência a Saga da Fênix Negra um dos momentos mais dramáticos e atormentados que a equipe de mutantes já passou.

A saga será relançada pela Panini Comics em uma edição de 196 páginas na revista Os Maiores Clássicos dos X-Men. Na época os responsáveis pelos filhos do átomo eram Chris Claremont e John Byrne, que começou como desenhista, mas terminou colaborando extensamente no roteiro. Pelo trabalho dos dois depois de X-men, fica claro que Claremont conseguiu muito do seu nome graças ao talento de Byrne. O desenhista e roteirista teve excelentes trabalhos depois de X-men como a nova origem do Super-Homem e as histórias da Tropa Alfa original. Enquanto isso, Claremont só viu seu prestígio decair e, até hoje, parece sobreviver pelo que fez em dupla com Byrne naqueles tempos.

Tudo começa em uma missão do grupo no espaço. Ao retornarem a nave apresenta problemas e Jean Grey se propõe a permanecer e a tentar pilotar a nave enquanto filtraria a radiação com seus poderes telecinéticos. Os X-men percebem que é loucura. Os poderes da Garota Marvel não eram tão vastos e a radiação solar era algo muito mais assustador na época.

Porém, o destino estava traçado. Grey despacha seus amigos para a célula de sobrevivência após fazer Ciclope dormir. Logo depois, a heroína passa a permanecer na cápsula e iniciar a reentrada na atmosfera. A situação foi adaptada para o cinema tirando a radiação e colocando uma enchente como catástrofe impossível de ser controlada. O problema é que ao contrário do que ocorreu nos quadrinhos, teoricamente Jean Grey poderia fazer tudo aquilo dentro da nave. Pouca gente comenta a respeito, mas considero isso um grave furo de roteiro (isso e a Halle Berry me fizeram preferir Homem-Aranha 2).



A sobrevivência dos X-men não seria o fim de seus problemas. Jean Grey emerge das águas afirmando ser a Fênix e vestida em uma traje com cores similares ao original, porém como o desenho de um pássaro flamejante. Conforme os leitores "descobririam" depois (desrespeito ao 2º e 3º blogmandamento) na verdade aquela não era a verdadeira Jean, mas um clone habitado pela entidade conhecida como Fênix.

Os conflitos dos X-men seriam, teoricamente, mais simples. A Fênix possuía enormes poderes. Não apenas as capacidades de Jean Grey vastamente ampliadas, mas também outras gamas de poderes. E como todos os marvetes sabem aquela frase maldita: com grandes poderes...

A partir daí os mutantes enfrentariam vários inimigos onde muitas vezes o poder da Fênix faria toda a diferença. Tudo iria às mil maravilhas até que o grupo encontrasse o misterioso Clube do Inferno. Os membros do chamado Círculo Interno deste grupo eram mutantes poderosíssimos. Jason Wyngarde, o Mestre Mental, era o Rei Negro do grupo e passou a induzir Jean a acreditar ter sonhos de uma reencarnação em que era apaixonada por ele. Tudo parte de um plano de desestabilizar Jean psiquicamente e convencê-la de que as lembranças eram a realidade e voltá-la contra os X-men. Funcionou.



Apesar disso, graças a Wolverine (que começava nesta época sua jornada para se tornar o personagem mais popular do grupo) os alunos de Charles Xavier viram o jogo e conseguem derrotar os vilões. Wingarde seria severamente punido pela Fênix e reapareceria anos depois usando uma outra encarnação da mutante: Madelyne Prior (que só revelaria sua verdadeira natureza anos depois também).

Entretanto, Jean jamais seria mais a mesma. E os danos que o vilão fez em sua psiquê teriam consequências irreversíveis. A heroína se transformaria na Fênix Negra e chegaria a se alimentar de um sol, destruindo um planeta habitado. Ao retornar ao planeta, só pôde ser derrotada com os "reforços" de Anjo e Fera (ah, agora sim...) e, principalmente, graças à força de seu mentor. Xavier consegue derrotar sua ex-aluna que se sabota para que ele possa destruir suas próprias defesas psíquicas. Mas, nem tudo estava bem...

Para toda causa há uma reação e nenhuma ação tão tenebrosa ficaria impune. Independente de sua vontade, Jean destruiu um planeta e aquilo acarretaria consequências definitivas para os X-men e, principalmente, para a antiga Garota Marvel. Na época, os X-men já conheciam a imperatriz de Shiar, Lilandra. Ela veio à Terra para capturar e matar a Fênix. A única chance dos X-men seria enfrentar a Guarda Imperial de Shiar pela vida de sua amiga. Para se ter uma idéia o nível de poder da Guarda Imperial é comparável ao supergrupo decenauta Legião dos Super-heróis. A luta entre Colossus e Gladiador é quase uma ilustração do panorama geral em que os X-men vão caindo um a um. Antes que a batalhe termine, entretanto, Jean Grey perde o controle ao ver Ciclope ser ferido. Ao recobrar a consciência Jean percebe que sua vida é um risco muito grande para todos e se sacrifica. A morte evidenciada jamais ocorrera daquela forma. Heróis já haviam morrido, mas não uma "namoradinha dos comics", ou seja, uma personagem tão relevante. Além disso, Jean não foi morta por um inimigo, mas se matou. Sem chance de vinganças ou qualquer extensão dessa situação (Até ressuscitarem-na noinício dos anos 90).

As raízes da saga foram desenvolvidas por muito tempo (o que não ajudou a enriquecer a mitologia mutante, mas sim banalizá-la), só superadas em matérias de citação pela ótima (e ainda mais desgastada) Dias de Um Futuro Esquecido. Os X-men originais retornariam como X-Factor e, com o tempo, retornariam à equipe original. O Clube do Inferno voltaria muitas e muitas vezes e hoje a Rainha Branca não é mais inimiga e sim membro da equipe. E namorada de Scott Summers.

O mundo dá voltas...E que voltas! Byrne e Claremont fizeram muita coisa desde então. Enquanto Claremont jamais conseguiu ter o mesmo sucesso, Byrne teve altos e baixos em sua carreira. Após Gerações o saudoso mestre parece não conseguir mais repetir o mesmo nível de antes. Há algum tempo, o artista se desentendeu com editores da Marvel e tão cedo não deve repetir algum trabalho por lá. Já Chris Claremont se afastou dos quadrinhos até o fim do ano.

Blogman leu esta saga váaaaarias vezes e recomenda...



_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  leonardobento em Ter Fev 02 2010, 09:49

Rodz Online escreveu:

Jean Grey foi recrutada ainda adolescente pelo professor Charles Xavier e adotando o codinome Garota Marvel, Jean logo se destacou pelo domínio da telepatia e telecinese. Durante uma missão dos X-Men no espaço, quando a nave em que estavam reentra quase destruída na atmosfera terrestre, Jean sustenta com seus poderes telecinéticos a fuselagem da nave e traz os mutantes em segurança a terra.

A nave cai no rio Hudson, e quando todos pensavam que a telepata havia morrido por causa da exposição a radiação cósmica, Jean ressurge mais poderosa do que nunca de dentro das águas, com um novo uniforme e agora assumindo o codinome Fênix.

Os poderes da Fênix foram apresentando um crescimento cada vez maior e tornaram-na a mais poderosa integrante dos X-Men. Em uma de suas aventuras, os mutantes são levados ao espaço e conhecem o império alienígena dos Shiar, onde aliados a princesa Lilandra, derrotam o tirano Di’kken e Fênix salva todo universo. Com os poderes de Jean crescendo exponencialmente, Xavier se mostrava cada vez mais preocupado. Aqui começa a saga da Fênix Negra.

Escrita por Chris Claremont e desenhada por John Byrne, os artistas foram os responsáveis pelo melhor arco de histórias dos X-Men até hoje e que deixou o supergrupo mutante marcado para sempre. Com roteiro impecável e desenhos perfeitos e alucinantes, pela primeira vez uma das mais queridas heroínas do universo mutante caía em combate nas histórias.

A trama central começa com o surgimento do Clube do Inferno, formado por membros poderosos da elite sócio-política e econômica dos EUA e onde um de seus membros, Jason Wyngarde, também conhecido como Mestre Mental, aos poucos começa a entrar na mente de Jean Grey com o interesse de manipular Jean/Fênix como a sua Rainha Negra e assim assumir o controle do Clube do Inferno.

Aos poucos Wyngarde vai controlando Jean, criando ilusões de um passado em que ambos são casados e lentamente mudando a personalidade de Jean, liberando de dentro dela um lado sombrio, egoísta e arrogante.

É melhor eu parar por aqui pra não estragar a surpresa de quem ainda pretende ler a saga. Lembrando que a série já teve várias publicações no Brasil, sendo que a melhor e mais recente ficou por conta da Panini Comics que relançou a saga em 2006 numa edição de luxo de 196 páginas.

Além dessa edição vcs podem encontrar a história na versão original lançada pela Editora Abril em Superaventuras Marvel e conclusão em Grandes Heróis Marvel número 7 e nos encadernados Marvel Especial numeros 7 e 8. Edições de colecionador claro! Recomendo que procurem em lojas especializadas em sua cidade ou sebos.



_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  Joao Roberto da Costa em Ter Fev 02 2010, 13:10

A Saga da Fenix Negra foi épica e continua sendo, eu li a saga em Superaventuras marvel e Grandes herois marvel, depois em Marvel especial todos da abril e mais recentemente na série os maiores classicos dos x-men 5, publicado pela panini, só senti falta da hístória elegia, onde temos o funeral da Jean e que Ciclope está arrasado por causa da morte de Jean, talvez alguém possa argumentar que onde a saga terminou jé era sufuciente, mas não custava nada terem acrescido a referida história no coteúdo da revista.
A saga da fenix negra tem de tudo, ação, drama, suspense, romance, enfim ela é composta por muitos elementos fortes e muito bem desenhada, se alguem por ventura não leu, de um jeito e leia, pois vc vai se encantar com as histórias.
avatar
Joao Roberto da Costa
X-Men
X-Men

Mensagens : 225
Data de inscrição : 16/01/2010
Idade : 43
Localização : Douradina

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  leonardobento em Ter Fev 02 2010, 13:20

Joao Roberto da Costa escreveu:A Saga da Fenix Negra foi épica e continua sendo, eu li a saga em Superaventuras marvel e Grandes herois marvel, depois em Marvel especial todos da abril e mais recentemente na série os maiores classicos dos x-men 5, publicado pela panini, só senti falta da hístória elegia, onde temos o funeral da Jean e que Ciclope está arrasado por causa da morte de Jean, talvez alguém possa argumentar que onde a saga terminou jé era sufuciente, mas não custava nada terem acrescido a referida história no coteúdo da revista.
A saga da fenix negra tem de tudo, ação, drama, suspense, romance, enfim ela é composta por muitos elementos fortes e muito bem desenhada, se alguem por ventura não leu, de um jeito e leia, pois vc vai se encantar com as histórias.

Elegia é um ótimo epílogo para a Saga e deveria ser incluída mesmo.

Qualquer mutuninha que se preze precisa ler a Saga.

_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  Joao Roberto da Costa em Ter Fev 02 2010, 22:29

leonardobento escreveu:
Joao Roberto da Costa escreveu:A Saga da Fenix Negra foi épica e continua sendo, eu li a saga em Superaventuras marvel e Grandes herois marvel, depois em Marvel especial todos da abril e mais recentemente na série os maiores classicos dos x-men 5, publicado pela panini, só senti falta da hístória elegia, onde temos o funeral da Jean e que Ciclope está arrasado por causa da morte de Jean, talvez alguém possa argumentar que onde a saga terminou jé era sufuciente, mas não custava nada terem acrescido a referida história no coteúdo da revista.
A saga da fenix negra tem de tudo, ação, drama, suspense, romance, enfim ela é composta por muitos elementos fortes e muito bem desenhada, se alguem por ventura não leu, de um jeito e leia, pois vc vai se encantar com as histórias.

Elegia é um ótimo epílogo para a Saga e deveria ser incluída mesmo.

Qualquer mutuninha que se preze precisa ler a Saga.

Só fazendo uma pequena correção: onde eu disse maiores classicos 5 deve ser lido 4 que é a edição correta, haja vista que na edição 5 tivemos histórias desenhadas pelo Neal Adams.
avatar
Joao Roberto da Costa
X-Men
X-Men

Mensagens : 225
Data de inscrição : 16/01/2010
Idade : 43
Localização : Douradina

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  Red em Sex Fev 05 2010, 14:05

OMG uma das melhores coisas que eu já li. E a arte do Byrne tá ótima. Não lembro qual site colocou ela como a segunda melhor história de todos os tempos ( só perdia pra watchmen ), mas pra mim é merecido.

Embora o Claremont devesse ter ouvido o conselho que deram pra ele e "ter escrito menos", a arte do Byrne já falava sozinha.
avatar
Red
Aluno-X
Aluno-X

Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/11/2009
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  leonardobento em Sex Fev 05 2010, 14:10

Red escreveu:OMG uma das melhores coisas que eu já li. E a arte do Byrne tá ótima. Não lembro qual site colocou ela como a segunda melhor história de todos os tempos ( só perdia pra watchmen ), mas pra mim é merecido.

Embora o Claremont devesse ter ouvido o conselho que deram pra ele e "ter escrito menos", a arte do Byrne já falava sozinha.

Se o Claremont não ouvia esses conselhos naquela época, imagina agora!

_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Saga da Fênix Negra

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum