Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  Midg4rd em Dom Jan 10 2010, 08:30

A seguir entrevista com Leonardo Bento, atual moderador e grande colaborador desta nova fase do Mutação.

Perguntas elaboradas por Midg4rd



1 - Sei que você já viajou a alguns países. Gostaria de saber se teve contato com o material dos X-Men em alguns destes lugares? Há diferenças consideráveis de um local pra outro?

Tenho material de muitos países mesmo. Na maioria dos locais há um descaso. Vou me explicar melhor: no Brasil, somos privilegiados, pois muito material sai. Em países como Argentina, Chile (da Panini) e Holanda, sai pouca coisa – o mercado é menor. Só o que realmente é muito bom é publicado e a quantidade de encadernados à venda é maior do que a de revistas regulares. Nos principais países em que a Panini publica, como Brasil, Espanha, Itália, Alemanha e França, temos uma ótima quantidade de mensais e encadernados. Há países que (e notem que em alguns casos, como a Hungria, a publicação é da própria Panini), como começaram a publicar X-Men não faz muito tempo, as linhas Ultimate foram privilegiadas, como a Rússia e a Polônia. Como são mais novas, essas séries são mais fáceis de cair no gosto do público.

2 - Sendo formado em relações internacionais e querendo tornar-se um diplomata, suponhamos um cenário ficcional onde houvesse um pré embate entre humanos e mutantes. Objetivo de ambas partes: defender a raça. De que forma você agiria para evitar esta guerra?

Acho que o que mais me fascina nos X-Men é realmente essa questão do conflito e a inspiração que Martin Luther King e Malcom X trouxeram para Stan Lee. Dentro da própria minoria, negra ou mutante, temos duas visões opostas – uma de pacifismo e outra de ativismo conflitivo. Trazendo para o cenário apresentado, é uma questão bastante difícil e traço o paralelo com árabes e judeus na Palestina. A própria solução histórica para o fato se mostra deficiente e é difícil vermos as duas partes satisfeitas. Na questão entre mutantes e humanos, ainda temos um agravante: os mutantes têm “super-poderes”, o que os faz “superiores” ao menos fisicamente. A melhor forma de contornar isso seria o registro e estudo dos mutantes, de forma a evitar que, caso alguns deles extrapolem os limites do permitido, possa haver a coerção necessária. Se o poder soberano não for abusivo, acredito que mutantes e humanos possam conviver tranquilamente, sempre tendo o poder soberano condições suficientes para evitar que esse convívio se torne guerra declarada.

3- Por que não adotou o nick de nenhum mutante ou super-herói?

Vejo nicks como máscaras, então não tenho motivo para utilizar o nome de algum super-herói. Fico com o meu nome mesmo também por uma questão de facilidade de identificação.

4 - Noto que você tem uma boa bagagem de conhecimento relacionado aos X-Men. Nos conte um pouco dos trabalhos que já executou em relação a isso. Sua participação em fórum e afins.

Comecei a ler X-Men por causa do desenho na TV. Até comprei um álbum. Mas eu tinha revistas esporádicas e não fiz coleção. Meu interesse retornou no começo dos anos 2000, com o filme. Só fiquei viciado mesmo em 2004. Desde então, em 5 anos, consegui juntar um acervo de mais de 1000 revistas nacionais e algumas importadas, sempre relacionadas aos X-Men e derivados. Nessa fase, procurei aprender o máximo possível sobre os mutantes e, com isso, fui parar no Mutação até o começo de 2007. Como o fórum não andava bem, fui para o Panini. Lá, tornei-me moderador em 2009. Quando vi na comunidade do Orkut, em meados de outubro, que o Mutação tinha voltado, entrei na hora.

5 - Seu mutante e fase preferidas?

Conheci os X-Men nos anos 90 e me encantava com aqueles desenhos no melhor estilo Jim Lee/Image. Só que, quando conheci os X-Men dos anos 80 e, com isso, englobo desde o final dos anos 1970, quando Claremont e Byrne fizeram a melhor dobradinha da história dos quadrinhos, fiquei apaixonado. Minha fase predileta se estende da Saga da Fênix Negra até o começo dos anos 1990, com Jim Lee.

6 - Por que resolveu ajudar o Mutação? Como analisa o que foi feito até agora?

Quando conheci o Mutação, eu aprendi bastante. Tanto o site, quando era atualizado, quanto o fórum, eram redutos de muita informação sobre o universo mutante. Isso ainda falta e temos o segundo maior mercado de revistas mutantes no mundo, apenas atrás dos EUA. Precisamos de um local com informações para o público brasileiro, por isso achei importante me esforçar para termos um fórum ativo.

Coincidentemente, meu ano foi mais tranqüilo a partir da segunda semana de outubro, o que me permitiu maior dedicação ao fórum. Gostei do que fizemos: procuramos parcerias e tentamos trazer informações de diversos tipos para os usuários; fizemos debates e entrevistas, tentando interagir com todos.

7 - Teme que um dia as revistas dos X-Men não sejam mais publicadas por aqui?

No Brasil? Não. Se um dia deixarem de sair nos EUA, aí é uma conseqüência. Se passarem para a mídia virtual é outra conseqüência. Contudo, se o mercado ainda for predominantemente de revistas impressas, os X-Men estão garantidos no Brasil.

Quanto à continuidade do título nos EUA, não vejo ameaças. São muitos personagens. Há muito história boa que pode ser contada. Em títulos de um personagem só, é mais difícil ser criativo, mas os X-Men são plurais e não vejo um fim.

8 - Pra você qual editora executou um melhor trabalho no Brasil em relação aos quadrinhos, Abril ou Panini?

Não podemos falar mal da Abril. A editora cometeu erros de continuidade e apelou para os cortes. Entretanto, ela foi a responsável por publicar quase tudo o que sai nos EUA. Era pontual e as edições chegavam sempre na data esperada. Os X-Men, por exemplo, chegaram a ter as 300 páginas por mês que têm hoje durante alguns anos na Abril – com até quatro títulos simultâneos (X-Men, Fabulosos X-Men, Wolverine e Fator X). Juntando com os muitos especiais, eram mais de 50 revistas por ano dedicadas aos mutantes.

A Panini executa um trabalho gráfico quase que impecável, apesar de alguns erros de revisão. O problema parece estar na demora dos encadernados e, talvez, em características do próprio mercado, que faz com que muitas histórias fiquem sem espaço de publicação no Brasil.

9 - Um assunto polêmico e muito discutido na internet atualmente é a divulgação de spoilers. O que você pensa sobre isso?

Isso é algo que ficou disseminado com a internet. A informação está lá, acessível a todos. Eu digo qualquer tipo de informação, boa ou ruim, de qualidade ou não. Estamos sujeitos a entrar em contato com ela com um único clique.

Não sou contrário aos spoilers, porque passei a ler as edições americanas. Caso esse spoiler esteja assinalado como tal, não vejo problemas. Só não gosto quando ele revela uma novidade para alguém que não queria saber. Cada um tem seu próprio prazer lendo o “gibi”. Se alguém não quer saber do que se passa nos EUA e prefere ficar sabendo quando ler sua HQ nacional, ele tem todo direito.

10 - Compartilhe conosco seus desejos para 2010.

Meus desejos para 2010? Que o ano passe rápido, como parece que vai passar. Temos Copa do Mundo e Eleições, então a tendência é essa. Para a Copa do Mundo, não faço tanta questão do Brasil ganhar, mas sim da melhor equipe se sagrar vencedora. Se formos nós, se for merecido: ótimo. Para as eleições, que o povo seja mais consciente (mas isso deve ficar só nos meus desejos mesmo).

Para mim, espero poder me sair bem no concurso de diplomacia, mas, caso contrário, continuar trabalhando e estudando para tentar de novo no próximo ano.

Para o Mutação, que consigamos ter mais de 10 mil posts e mais de 300 usuários até o final do ano. Estamos trabalhando para isso, não?

_________________
Nossa, nossa e nossa. (By Homem Aranha)
avatar
Midg4rd
Admin

Mensagens : 204
Data de inscrição : 30/09/2009
Idade : 32

Ver perfil do usuário http://mutacao.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  leonardobento em Seg Jan 18 2010, 16:26

Ninguém leu a minha entrevista.

_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  DanReztek em Seg Jan 18 2010, 16:54

leonardobento escreveu:Ninguém leu a minha entrevista.
Q isso cara, eu li, e sou seu fã mais ainda agora! Razz
Me admira tudo o que vc faz pelo fórum, coisa de fã de verdade mesmo. Tipo, traduzir/interpretar as várias notícias e entrevistas sobre os mutantes, não é mole não, eu quando penso em escrever um resuminho já fico meio impaciente bom . Sem falar no trabalho q deve dar pra organizar e conduzir os debates.
Hehe, parabéns pelo seu trabalho feito até agora e boa sorte nesse concursos q vc pretende fazer tbm.
Smile
avatar
DanReztek
X-Men
X-Men

Mensagens : 242
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 29
Localização : Juá

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  leonardobento em Seg Jan 18 2010, 17:02

DanReztek escreveu:
leonardobento escreveu:Ninguém leu a minha entrevista.
Q isso cara, eu li, e sou seu fã mais ainda agora! Razz
Me admira tudo o que vc faz pelo fórum, coisa de fã de verdade mesmo. Tipo, traduzir/interpretar as várias notícias e entrevistas sobre os mutantes, não é mole não, eu quando penso em escrever um resuminho já fico meio impaciente bom . Sem falar no trabalho q deve dar pra organizar e conduzir os debates.
Hehe, parabéns pelo seu trabalho feito até agora e boa sorte nesse concursos q vc pretende fazer tbm.
Smile

Valeu, Dan!

_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  Midg4rd em Seg Jan 18 2010, 18:07

Para o Mutação, que consigamos ter mais de 10 mil posts e mais de 300 usuários até o final do ano. Estamos trabalhando para isso, não?

Depois da descoberta do baú dos usuários não ativados. 300 até o final do ano é bem capaz. Very Happy
Graças ao grande trabalho do Leo \o

_________________
Nossa, nossa e nossa. (By Homem Aranha)
avatar
Midg4rd
Admin

Mensagens : 204
Data de inscrição : 30/09/2009
Idade : 32

Ver perfil do usuário http://mutacao.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  destrutorx em Seg Jan 18 2010, 19:27

Midg4rd escreveu:
Para o Mutação, que consigamos ter mais de 10 mil posts e mais de 300 usuários até o final do ano. Estamos trabalhando para isso, não?

Depois da descoberta do baú dos usuários não ativados. 300 até o final do ano é bem capaz. Very Happy
Graças ao grande trabalho do Leo \o

bau?
avatar
destrutorx
X-Men
X-Men

Mensagens : 114
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://www.armadamutuna.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  leonardobento em Seg Jan 18 2010, 19:40

destrutorx escreveu:
Midg4rd escreveu:
Para o Mutação, que consigamos ter mais de 10 mil posts e mais de 300 usuários até o final do ano. Estamos trabalhando para isso, não?

Depois da descoberta do baú dos usuários não ativados. 300 até o final do ano é bem capaz. Very Happy
Graças ao grande trabalho do Leo \o

bau?

Alguns pedidos de ativação estavam em uma espécie de lixo eletrônico. O Midg4rd percebeu isso hoje e ativou todas as contas pendentes.

_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  Piotr em Seg Jan 18 2010, 21:43

leonardobento escreveu:Ninguém leu a minha entrevista.

ASIJHSAHUSAHU, já viu alguém que goste de você?AUHSUHASHUS

mentira, gostei muito da sua entrevista cara, e te admiro bastante, pela sua dedicação e paciência de nos passar as maiores fontes de informação pro mutação
ASUHASHUHSUA, valeu
avatar
Piotr
Professor
Professor

Mensagens : 692
Data de inscrição : 11/11/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  destrutorx em Ter Jan 19 2010, 08:03

Viu como leram sua entrevista? já tem mais comentários aqui do que em todas as outras entrevistas
avatar
destrutorx
X-Men
X-Men

Mensagens : 114
Data de inscrição : 23/11/2009
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://www.armadamutuna.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  leonardobento em Ter Jan 19 2010, 10:00

destrutorx escreveu:Viu como leram sua entrevista? já tem mais comentários aqui do que em todas as outras entrevistas

Precisei reclamar para se manifestarem huahuaa

Vou fazer isso em todos os tópicos do Mutação, aí a galera participa!

_________________
Jean Grey: You would die for them?
Wolverine: No, not for them. For you. For you.
avatar
leonardobento
Diretor do Instituto
Diretor do Instituto

Mensagens : 2423
Data de inscrição : 21/10/2009
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutação Interview: Leonardobento. Moderador e principal colaborador do Mutação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum